Pela Luz Dos Olhos Seus… A Música Nas Palavras de Janine Boissard

09 de junho
Destaque / Resenhas

No dia 05 de Março, aqui no Brasil, comemorou-se o Dia da Música Clássica ou Erudita.

Para comemorar este dia tão especial, pois sou uma amante da música clássica, fiz a leitura de um livro que me deixou inebriada por sua história de amor, mas principalmente pela riqueza de nuances que envolveu a história dos personagens.

Nuances que vão muito além do simples ato de escutar ou apreciar uma música clássica. Nuances que envolvem a intensidade das sensações que cada uma das notas pode oferecer. Nuances que cada tipo de acorde ou timbre de voz podem nos estremecer quando de fato nos envolvemos com a verdadeira percepção musical.

Em Pela luz dos olhos teus, Janine Boissard nos apresenta a história de Laura Vicent, uma assessora de música que passou a infância e a adolescência se considerando o “patinho feio” se comparada a sua irmã, e Claudio Roman, um famoso, bem sucedido e amargo tenor que, devido a um ataque criminoso, perde a visão.

Book 22

O romance que tem como pano de fundo a ópera La Traviata, baseada na história A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho, inicia-se um dia após as comemorações do aniversário de 26 anos de Laura, quando esta recebe a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo, Claudio Roman. Seu desafio: ser guia de Roman e o acompanhá-lo em todos os seus concertos.

Claudio Roman um tenor que viaja pelo mundo a fora, emocionando platéias com sua voz, é um fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres. Ele parecer ter tudo o que quer, mas seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar o personagem Alfredo, em LaTraviata, por causa da perda de sua visão.

O destino ao uni-los, preparou-lhes grandes surpresas: Laura estava preparada para lidar com um homem difícil e arrogante como Claudio, mas assim que o ouviu cantar pela primeira vez, ele tocou seu coração. Claudio ao ter que cumprir uma promessa feita à Laura teria que superar um de seus maiores medos: um transplante de córnea capaz de restituir-lhe a visão de um dos olhos.

“Sem dúvida apaixonei-me por uma voz e seu dono. Uma voz ao mesmo tempo leve e forte, vaga brisa sobre os rochedos ou furor da tempestade. A voz de um homem que exprimia como nenhum outro a beleza do mundo, sua crueldade e nossa solidão”.

Apaixonada e convencida de que Claudio não precisaria mais dela quando voltasse a enxergar, Laura vai embora sem se despedir. Será que Claudio saberá lidar com essa decisão?

“Vivo de um amor secreto Esse amor que faz palpitar o universo inteiro Amor misterioso, tormento e delícia do coração” – La Traviata.

Uma história que ensinará, tanto a Laura quanto a Claudio, que sempre lhes faltara o alimento mais essencial da vida: o amor.

By Danny Leal

Postado por @rtrevimento em 09 jun 2015
Categorias: Destaque, Resenhas

Deixe um comentário