Jane Austen… Uma Vida Revelada por Catherine Reef

19 de maio
Destaque / Resenhas

Cartas e antigos diários podem revelar muito sobre pessoas famosas do passado, mas Austen não deixou nenhum diário.

Nas férias de Janeiro deste ano, como já mencionei anteriormente, me dediquei a ler alguns livros de Jane Austen que ainda não tinha lido, assim como ler alguns livros de novas escritoras que possuem escrita a seu estilo. No meio dessas leituras, aproveitei para conhecer um pouco mais sobre a autora que tanto me encanta lendo Jane Austen, Uma vida revelada, de Catherine Reef.

Um livro simplesmente encantador, desde a escolha de seu formato, tamanho até o designer de sua capa e a escrita prazerosa de Catherine Reef.

Book 8

Confesso que sou uma amante de biografias e autobiografias, pois acredito que quando admiramos muito um autor ou uma autora, automaticamente surge o desejo de saber mais sobre quem é a pessoa por de trás daquelas belíssimas histórias que encontramos nas páginas de um livro. Muito de quem é o autor ou a autora, a meu ver, está embuído na descrição de um personagem X, ou de um cenário Y, assim como os detalhes da época em que viveu e escreveu suas histórias nos oferecem uma percepção muito mais ampla do enredo escolhido, das tramas vividas.

Em Jane Austen, Uma vida revelada é possível se interessar ainda mais por Jane Austen. A forma como Catherine Reef organizou os capítulos, as fotos, as descrições sobre cada fase da vida de Austen, a riqueza de detalhes sobre cada uma das obras, as curiosidades, os fatos históricos que marcaram a escrita da autora, nos levam para um universo de imaginação onde paramos a cada instante para comparar suas citações, suas informações com determinadas passagens da obra da própria Jane Austen tentando descobrir: o que será que ela estava pensando para criar tal personagem? Como uma mulher que viveu em um século onde as mulheres pouco eram ouvidas, conseguiu dar tanta asa a sua imaginação e nos escrever perfeitamente como via a sociedade de sua época e principalmente criar personagens que questionavam sobre tal condição?

Na maioria dos romances, enquanto lemos, ficamos entretidos com um grupo de pessoas ideais, sobre as quais você nunca mais irá pensar ou imaginar encontrá-las na vida cotidiana, ao passo que no trabalho da srta. Austen, em especial em Mansfield Park, o leitor, de fato, vive com elas, fantasiando ser um membro da família. As cenas são de descrição tão exata, tão perfeitamente natural, que poucos são os acontecimentos, diálogos ou personagens pelos quais você não se sinta inclinado a imaginar ter, em algum momento de sua vida, testemunhado, tomado parte e conhecido – Lady Gordon.

Catherine Reef descreve com maestria seus estudos sobre a vida e obra de Jane Austen, não como uma catedrática, em uma tese de doutorado – um livro técnico. A autora descreve com humor, com fluidez a biografia os fatos da vida, da história de Jane Austen por intermédio de uma escrita extremamente prazerosa, que nos enreda do começo ao fim. Que tal conhecer?

By Danny Leal

Postado por @rtrevimento em 19 mai 2015
Categorias: Destaque, Resenhas

Deixe um comentário